terça-feira, 13 de abril de 2010

Giro de breves anárquicas pelo mundo - ANA


Giro de breves anárquicas pelo mundo

[Chile]
Ataque incendiário contra concessionária da Peugeot

“Dias atrás, junto com alguns companheiros, militantes da luta contra o capital, decidimos espontaneamente planificar um plano para romper a passividade da noite e a tranqüilidade da burguesia e decidimos queimar e atentar contra a concessionária Peugeot em Antofagasta…”, dizia uma passagem de um comunicado divulgado pela internet, assinado pelo "Núcleo Internacionalista e Insurreto Severino Di Giovanni".

[México]
Ataque incendiário contra veículo policial

Num comunicado divulgado pela internet, a “Brigada de Ação Incendiária – Companheiro Mauricio Morales”, reivindicou o ataque incendiário contra um carro da polícia pertencente à SSP da delegação de Benito Juárez, no Distrito Federal. “Durante a noite de quinta-feira (1 de abril), nossa célula insurgente colocou um dispositivo incendiário composto de gasolina, nitro, saco plástico e um retardador na roda da frente da patrulha, que, após alguns dias, soubemos que funcionou como desejávamos”, explicava o comunicado.

[Alemanha]
Banco é atacado

Na madrugada de domingo (14 de março), desconhecidos estilhaçaram as vidraças de uma agência bancária e arremessaram bombas de tinta contra o imóvel, em Charlottenburg.

Carro de luxo é incendiado

Em Dresden, na sexta-feira (12 de março), desconhecidos incendiaram um carro Mercedes-Benz de luxo. As autoridades de segurança alemãs classificaram o ato como “crime político”. Queimar carros de luxo, um dos símbolos da riqueza e do poder da Alemanha, viraram alvos de protestos no país nos últimos anos.

Monumento ao soldado é atacado

Na quinta-feira (11 de março), um memorial em homenagem aos soldados da 1 ª Guerra mundial, em Spandau, foi manchado com bombas de tinta. Um slogan antimilitarista também foi pichado no local.

[Bélgica]
Agência imobiliária atacada em Louvain

No domingo passado (4 de abril), todas as vidraças da agência imobiliária Century 21, na esquina da Dirk Boutslaan, em Louvain, foram destruídas. Foi pichado numa parede da agência a frase: "Contra Tobback e a sua cambada!". Tobback é o presidente da câmara municipal, papa socialista da cidade de Louvain.

Paróquia grega lambuzada de tinta

Terça-feira à noite (30 de março), foi feita uma visita à Paróquia ortodoxa grega Sainte-Marina, em Schaerbeek. A fachada foi redecorada com bombas de tinta vermelha e com a frase: "O estado e a igreja matam e enfermam!”.

[Espanha]
Ataque à agência bancária em Barcelona

Sábado (27 de março), por volta das 14h30, foi atacada uma sucursal do banco Caixa Catalunya, no distrito de Clot, em Barcelona. Várias de suas vidraças foram esmagadas com pedras e golpes de martelo. A ação fez parte do dia de luta contra a repressão.

Ataque explosivo contra centro de treinamento das Forças de Segurança do Estado em Barcelona

Um dispositivo explosivo de fabricação caseira, composto de um cilindro de gás e 2 litros de gasolina, com um retardamento artesanal, explodiu em um centro de treinamento das Forças de Segurança do Estado, na manhã de seguda-feira (22 de março), perto do Camp Nou, em Barcelona. A ação foi em memória do anarquista grego Lambros Founta, morto pela polícia grega, e Jon Anza, ativista pela independência do País Basco, torturado e assassinado na França. A ofesinva também foi dedicada a todo/as o/as insurgentes e lutadore/as que em todo o mundo estão em guerra contra a ordem estabelecida.

[França]
Ação de solidariedade com os anarquistas gregos

Na noite de domingo para segunda-feira (29 de março), em Paris, as duas portas de entrada da Igreja Ortodoxa Grega, na rua Lafferière, foram incendiadas. Na mesma noite dois bancos 24 horas e as janelas da agência bancária BNP, na rua de Bretagne, foram danificados. Este banco possui um dos maiores bancos gregos, o Piraeus Bank.

[Grécia]
Ataque contra a empresa de energia "Een Hellas"

Em Atenas, terça-feira (6 de abril), por volta das 16 horas, desconhecidos atacaram uma empresa privada de energia com um engenho explosivo. O dispositivo foi colocado na entrada do edifício da "Een Hellas". A explosão causou danos parciais. Não houve feridos.

Reivindicação do ataque incendiário contra o Banco Emporiki

Em Tessalônica, na segunda-feira (29 de março), um desconhecido reivindicou o ataque incendiário contra o Banco Emporiki. A reclamação foi transmitida via chamada telefônica ao diário grego Eleutherotupia. A reivindicação dizia: "Os terroristas são os bancos e os capitalistas. Liberação imediata de Alfredo Bonanno, cujo aprisionamento equivale à uma pena de morte dada a sua idade (73 anos) e o seu estado de saúde. Liberdade para C.Stratigopoulos, Dimitrakis e Voutsis-Vogsiazis. Que os fogos iluminem as nossas lágrimas vertidas pelo assassinato do companheiro Lambros Fountas." Na cidade, no mesmo dia uma igreja e uma multinacional foram atacadas com bombas caseiras.

(Reino Unido]
Ataque com molotov contra a empresa Serco

Sábado (3 de abril), às 4 horas da madrugada, um coquetel molotov foi lançado contra o edifício da companhia Serco Goverment Serviços, em Nottingham. A Serco é uma multinacional que se beneficia da indústria nuclear, do complexo penitenciário (gerindo prisões e centros de detenção de imigrantes) e do sistema mortífero das fronteiras.

[Suíça]
Vidraças da ORS são estilhaçadas

Na noite de quinta-feira para sexta-feira (18 de março), um dia após a morte de um migrante nigeriano no centro de detenção de Kloten, cerca de 5 janelas do escritório principal da ORS (empresa privada que gerencia prisões e centros de detenções de imigrantes) foram danificadas.

agência de notícias anarquistas-ana

Brilho da lua se move para oeste
a sombra das flores
caminha para leste.

Buson

Nenhum comentário: