segunda-feira, 5 de abril de 2010

[França] Antifascistas mobilizam-se e organizam-se em Chauny - ANA

[França] Antifascistas mobilizam-se e organizam-se em Chauny

Mais de 500 pessoas desfilaram no sábado, 27 de março, nas ruas de Chauny (Aisne) para expressar a sua indignação perante a arrogância de um pequeno grupo de jovens “nazistóides” que a cada fim de semana têm multiplicado suas provocações e violência sobre os jovens que não compartilham das suas idéias ou que tenham cor de pele diferente. Os manifestantes também denunciaram o fato das autoridades fecharem os olhos a toda esta violência fascista e racista.

A raiva e o descontentamento têm aumentado entre os jovens de Chauny, face à impunidade de que beneficiam os fascistas. Na verdade, os nazistóides utilizam um espaço público na praça da Câmara Municipal de Chauny para ouvir música racista.

Além disso, os jovens de Chauny são submetidos a numerosos controles de identidade e quando os nazistóides provocam brigas contra outros jovens, são estes que freqüentemente são presos e colocados sob custódia.

Mais da metade dos manifestantes vieram de Chauny e zonas limítrofes, outros vieram de Oise, Douai, Reims, ou da região de Paris. Encontravam-se, por exemplo, tanto um grande número de estudantes do ensino médio e colegiais de Chauny e de aldeias vizinhas, como ativistas de uma vintena de organizações antifascistas e coletivos (entre outros, da Alternative Libertaire, da CNT, da CGT, de Solidaires, da Ligue des droits de l’homme, da Fédération Anarchiste, do NPA, do collectif Vivre libre ou mourir de Douai, do Non Pasaran, de Ras l’front Marne la Vallée…

O clima da manifestação foi particularmente combativo. Podia-se ouvir e ler slogans como "Contra a Frente Nacional, solidariedade", "Em Chauny não há lugar para fascistas", “Primeira, segunda, terceira geração, somos todos filhos de imigrantes".

Dois fascistas foram vistos no início da manifestação, mas esconderam-se ou fugiram.

Finalmente, podemos dizer que os objetivos deste evento foram atingidos ou ultrapassados. Na verdade, estavam mais de 500 manifestantes no local onde os organizadores esperavam 200.

Mas o mais importante é que esta iniciativa fortaleceu os laços entre os ativistas antifascistas e a população local. Contribuiu para dinamizar relações entre as organizações e a comunidade e, especialmente, antifascistas, não só da Picardia, mas também das áreas circunvizinhas. Também serviu para troca de contatos entre diferentes aldeias da Picardia, onde tudo leva a crer que se formarão novos coletivos antifascistas.

Os antifascistas, organizadores desta manifestação, provaram a sua capacidade de mobilização e organização para fazer recuar a besta fascista e desenvolver a solidariedade como fermento de lutas futuras.

Alternative Libertaire, Chauny, 27 de março de 2010.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

Não é meia-noite
e as mariposas cansadas
já dormem nas praças.

Humberto del Maestro

Um comentário:

Anônimo disse...

Não estou aqui fazendo apologia a assassinatos, mas foi ótimo saber que um lixo fascista-nazista como Eugene Terreblanche não respira mais!
Matou e torturou dezenas, quem sabe até centenas, e suas idéias escrotas manipularem milhares de cabeças ocas e vazias na África do Sul.

Provos Brasil