quinta-feira, 11 de março de 2010

37 anarquistas são presos durante protesto anti-evicção na Polônia - ANA

37 anarquistas são presos durante protesto anti-evicção na Polônia

Com uma batucada e gritando palavras de ordem como “A cidade não é uma empresa, Rozbrat resiste!”, nesta segunda-feira (8), cerca de 50 pessoas do coletivo anarquista e ocupação Rozbrat fizeram uma manifestação em defesa dos espaços liberados e anti-evicção em frente do portão do Poznan International Fair Center (centro de convenções de Posnan), onde ocorria um congresso de municípios de toda a Polônia.

Os anarquistas também bloquearam a entrada do local. Muitos carros com os funcionários e participantes do encontro foram obrigados a voltar para trás.

Depois de um tempo de agitação, os manifestantes decidiram caminhar dentro das instalações do centro de convenções. Em seguida, eles tentaram entrar no prédio onde acontecia o congresso. A polícia reagiu e alguns anarquistas foram fortemente espancados e 37 pessoas presas e conduzidas para três delegacias de Poznan. A maioria dos detidos já foram liberados. 3 pessoas ainda permanecem na cadeia, sob a acusação de "ataque a um funcionário".

O objetivo da manifestação libertária foi mostrar que o conselho da cidade de Poznan não se interessa em desenvolver o lado sócio-cultural do município, mas só se preocupa com os lucros provenientes dos grandes investidores ricos.

Ativistas do Rozbrat têm vindo a participar das reuniões do conselho da cidade por mais de um ano, mas a prefeitura nunca se interessou em fazer qualquer coisa sobre a situação da ocupação. Empresários e as autoridades municipais têm um plano de desenvolvimento imobiliário no local onde está situado o Rozbrat.

O Rozbrat existe há mais de 15 anos. É o mais antigo squat na Polônia e está em perigo de evicção. O espaço é uma base para atividades sociais, culturais e políticas conduzidas pelo movimento anarquista, principalmente pela Federação Anarquista polonesa.

Mais infos: http://www.rozbrat.org

agência de notícias anarquistas-ana

gota de chuva
escorre na parreira
pára na uva

Carlos Seabra

Nenhum comentário: