sábado, 13 de março de 2010

Andy Warhol, Mr. America


Andy Warhol, Mr. America
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição de Andy Warhol, um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art. Andy Warhol, Mr. America, exibe cerca de 170 obras que exploram temas relativos à política e à cultura popular norte-americana, além de filmes produzidos pelo artista em seu próprio estúdio, The Factory.

Organizada em colaboração com The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, EUA, a exposição abre no dia 20 de março, sábado, a partir das 12h, trazendo cerca de 170 obras, entre 26 pinturas, 58 gravuras, 39 trabalhos fotográficos, duas instalações e 44 filmes, que exploram temas da política e da cultura popular norte-americana.

A exposição também apresenta pinturas da série Death and Disaster, que mostram a violência nos Estados Unidos durante os anos 60. São imagens representando pessoas comuns que se jogaram do alto de edifícios, ou foram mortas em acidentes automobilísticos e negros violentamente atacados por cães da polícia durante confrontos sociais.

Durante a exposição, também será exibido um ciclo de filmes produzidos por Warhol em seu próprio estúdio, conhecido como The Factory. Segundo o curador da mostra, os filmes ampliam e aprofundam os temas apresentados nas pinturas de Warhol: sexo, morte, beleza, narcisismo, alienação e poder.

O artista
Warhol transitou da pintura para a serigrafia, depois para a fotografia, instalação, produção cinematográfica, gerenciamento de uma banda de rock até a publicação de uma revista. Exímio desenhista, Warhol tornou-se um dos mais célebres artistas comerciais dos anos 1950, quando realizou sua notória exposição com obras que mostram latas de sopa Campbell pintadas a mão, na Ferus Gallery de Los Angeles.

Em 1962, passou a utilizar serigrafia e outros meios de reprodução mecânica, eliminando a distinção entre fotografia e pintura, assim como a Pop Art fez desaparecer a distinção entre arte "erudita" e "comercial". Warhol usou a imagem seriada para transformar produtos de consumo diário, como o ketchup Heinz, em "estrelas", além de revelar o glamour banal que a reprodução ilimitada de imagens conferiu a "estrelas" como Marilyn Monroe e Liz Taylor.

Terra Magazine
Mais informações na Pinacoteca de São Paulo, que fica no Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo, SP. Tel: (11) 3335-4990. Os ingressos custarão R$ 6 durante os dias da semana e serão gratuitos aos sábados.

Nenhum comentário: