quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma brisa libertária se levanta em Cuba - ANA


Uma brisa libertária se levanta em Cuba

Entre 12 e 15 de março aconteceu em San José de Las Lajas, uma cidade perto de Havana, o IV Observatório Crítico, um evento coordenado pela Cátedra Haydée Santamaria, que reuniu um bom contingente de pessoas vindas de toda a ilha, que tiveram a oportunidade de apresentar, ouvir e discutir o ideal libertário e práticas autogestionárias como alternativa para a sociedade cubana contemporânea.

Destacamos, entre outras coisas, as discussões sobre “Ecologia cultural e cultura ecológica”, “Socialismo e Autogestão a nível microsocial e macrosocial”, “Consumo, consumismo e consciência ecológica em Cuba”, “Uma contribuição libertária ao ecologismo: a obra de Murray Bookchin”, “Bioética, meio ambiente, agroecologia e veterinária”, “Religiões de ascendência africana e meio ambiente”, “Balanco de trabalho 2009 da Sociedade Cubana de Proteção aos Animais e Plantas”, “Ecorestauração” e “Apresentação do livro “Un Ciervo Herido” de ecologia para crianças”.

Certamente este é um sinal encorajador para aqueles e aquelas que esperaram há muito tempo que nesse país reaparecesse com força um ideário que marcou o caminho de Enrique Roig San Martin, A. Lopez, Enrique Varona, Marcelo Salinas e muitos outros homens e mulheres, cujos esforços se refletem no indispensável livro de Frank Fernández: "Anarquismo em Cuba".

É necessário, portanto, que a partir do exterior, sempre que possível, apoiemos esse esforço de reconstrução que está sendo feito em condições tão difíceis e enfrentando todos os tipos de obstáculos.

Para obter mais informações da extensa programação, relatos e fotos do IV Observatório Crítico visite os blogs: http://observatorio-critico.blogspot.com e http://elblogdelacatedra.blogspot.com.

Você também pode buscar em qualquer sítio de busca na internet pelos termos "Observatorio Crítico" e "Cuba" para encontrar numerosas e recentes referências.

A Cátedra Haydée Santamaría é um espaço para discussão e articulação de experiências criativas, críticas, gestão e atividades sócio-culturais e artísticas que potenciem as capacidades locais, as memórias históricas e os saberes libertadores e de emancipação social nos cenários atuais de Cuba e do mundo.

agência de notícias anarquistas-ana

Um guarda-chuva.
Os amantes molhados
Sequer abriram...

Ricardo Borges

Nenhum comentário: