terça-feira, 30 de março de 2010

[Israel] Segunda prisão do anarquista e objetor de consciência Shir Regev - ANA

[Israel] Segunda prisão do anarquista e objetor de consciência Shir Regev

A Internacional dos Resistentes à Guerra, WRI, através da sua seção em Israel, Novo Perfil, tomou conhecimento, hoje, da repetida prisão do objetor de consciência Shir Regev.

Shir Regev, 20, natural do povoado de Tuval, no Norte de Israel, anarquista e ativista anti-ocupação, já começou a cumprir a sua segunda pena de prisão (10 dias) em 24 de março. Shir Regev recusou-se a aparecer na Base de Indução do seu alistamento na data prevista, e mais tarde foi preso e condenado a 20 dias de prisão em 2 de março (nessa altura ele ainda não autorizara a divulgação de seu caso, é por isso que só é relatado agora). Atualmente está na Prisão Militar nº 6, perto de Athlit.

Antes de ir para a prisão, Shir Regev declarou:

“Acredito que é meu dever pessoal recusar a inclusão num exército, cujo principal propósito é servir para uma ocupação policial cujo objetivo é manter a "ordem de Israel" e impô-la aos palestinos indefesos a quem é negada a cidadania.

E qual é essa ordem de "Israel"? É um processo contínuo, com efeito há mais de 42 anos, compreendendo um regime militar sobre os palestinos, negando-lhes o acesso aos recursos de terra, água, culturas agrícolas e minérios. Envolve também a poluição de suas terras e águas, juntamente com o apoio de cassação por colonos que vivem nas mesmas áreas, num sistema apartado de leis, aparentemente democrático. E eu nem sequer mencionei a violação dos mais básicos direitos humanos palestinos, como negar a sua liberdade de movimentos, causando-lhes maus tratos corporais, incluindo massacres, sem a devida investigação de alegadas infrações penais de tipo mais grave reconhecido na lei israelense. Realizada num território sob ocupação militar, esses atos também constituem crimes de guerra e outras violações do direito internacional.

“Desde que tenho o perfil médico de um soldado de combate", que sabia que teria de me juntar ao exército, não há dúvida de que seria convocado para servir este sistema “mafioso” que quase nada tem a ver com o papel designado à IDF como "Forças de Defesa"... Este é um exército que serve os interesses em que eu não acredito. Portanto, ao me criar um dilema entre fazer tais atos e obedecer à minha consciência, não tenho nenhuma dúvida sobre a minha decisão. Um dia virá em que a minha decisão será apreciada por pessoas que atualmente negam a realidade horrível que nós, como sociedade estamos criando para outro povo e os danos que estamos a causar nas almas de muitos jovens israelenses que podem não estar conscientes da degradação moral em que participam”.

A WRI apela ao envio de cartas de apoio a Shir Regev:

Shir Regev

Military ID 5966205

Military Prison No. 6

Military Postal Code 01860, IDF

Israel

Fax: +972-4-9540580

Uma vez que as autoridades prisionais freqüentemente impedem a recepção de mensagens, aos objetores presos, recomendamos que você envie as suas cartas de apoio e incentivo a Yesh Gvul via : yeshgvul2001@yahoo.com, e elas serão impressas e entregues durante as visitas.

WRI apela, também, ao envio de cartas de protesto às autoridades de Israel, e embaixadas israelenses no exterior. Uma carta, por e-mail, para o ministro da Defesa de Israel Ehud Barak, pode ser lida em http://wri-irg.org/node/9834.

A WRI exige a libertação imediata do objetor de consciência Shir Regev, e de todos os outros presos objetores de consciência!

Andreas Speck

Internacional dos Resistentes à Guerra - WRI

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

no tanque verdoso
uma libélula rasga
o azul do céu

Rogério Martins

Nenhum comentário: