quarta-feira, 31 de março de 2010

Estado Assassino: Israel mata adolescente e fere 6 palestinos em protesto pacífico


Israel mata adolescente e fere 6 palestinos em protesto pacífico
Por Daniella Cambaúva

O jovem palestino Mohamed al Farmawi, de 15 anos, foi assassinado por militares israelenses hoje (30), segundo testemunhas, enquanto participava de uma manifestação pacífica na Faixa de Gaza contra a ocupação dos territórios palestinos por Israel. O crime aconteceu em Rafah, na fronteira com o Egito.

Testemunhas citadas pela BBC relataram que o adolescente foi atingido quando se aproximava da barreira que separa Gaza do Estado judeu. É comum que jovens palestinos estejam na fronteira para trabalhar ou para fazer compras. O corpo do menino foi imediatamente removido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Em outro protesto, em Khan Yunes (zona sul da Faixa de Gaza), os manifestantes agitavam bandeiras palestinas e levantavam cartazes com frases contra o bloqueio israelense, sem tentar entrar em Israel, quando soldados israelenses começaram a disparar das torres de controle e de carros blindados na fronteira. Pelo menos seis manifestantes ficaram feridos e um deles está em estado grave, segundo a emissora britânica BBC.

Os protestos marcavam o tradicional Dia da Terra Palestina, data que, desde 1976 lembra, a morte de seis palestinos com cidadania israelense durante uma manifestação.

Um novo comitê formado por grupos de esquerda palestinos em Gaza começaram recentemente a organizar protestos semanais perto da fronteira com Israel. A manifestação de hoje, porém, teve mais adeptos por causa da data simbólica, além do bloqueio israelense, que impede que agricultores da Faixa de Gaza trabalhem em suas terras.

Negação
Apesar de as testemunhas afirmarem que os disparos vieram de soldados de Israel, o exército israelense garantiu não ter relação com o que aconteceu hoje.

Na última sexta-feira (26), Israel invadiu e posicionou forças militares na Faixa de Gaza após uma incursão noturna, motivada pela morte de dois soldados israelenses e que vitimou um palestino. Esse foi o pior enfrentamento desde a operação “Chumbo Fundido”, em que 1,4 mil palestinos e 13 israelenses morreram, concluída em janeiro de 2009.

Fonte: http://www.operamundi.com.br/

Nenhum comentário: